quarta-feira , 20 setembro 2017
Início / Avaliações / Volvo XC 60 Diesel = E S P E T A C U L A R

Volvo XC 60 Diesel = E S P E T A C U L A R

 

 

Nilton Saciotti

Há quase 20 anos fazendo testes com automóveis tenho que admitir que ainda me dá um frio quando recebo uma ligação dizendo:  “Nilton tem um Volvo aí, quer avaliar”. Não é apenas por ser apenas por se um carro premium. Mas por com cteza ter novidades tecnológicas principalmente em segurança. Felicidade maior quando disseram que eram dois à Diesel, o VC90 e XC60, uma responsabilidade de estar nesses dias andando em quase R$ 700.000,00.

Hoje vamos avaliar o utilitário esportivo XC60 – o modelo mais vendido da fabricante sueca no País – com a novidade do motor diesel na configuração D5. A robustez do propulsor – de 2,4 litros, turbodiesel e cinco cilindros – é também acompanhada de muita força. São 440 N.m de torque máximo alcançados entre 1.500 e 3.000 rpm. Esse moderno powertrain apresenta outro atributo, que é a economia de combustível, consome 9,5 km/l na cidade e 12,4 km/l em estrada. Com um tanque de combustível de 70 litros, o modelo pode atingir 868 quilômetros de autonomia. O XC60 diesel está equipado com sistema de tração integral AWD e com transmissão automática Geartronic de seis velocidades e paddle shift na coluna de direção, que proporciona uma condução ainda mais dinâmica.

Na linha 2017, o XC60 D5 é oferecido em duas versões de acabamento, Kinetic e Momentum. Banco dianteiro elétrico com memória para o motorista, ar-condicionado digital de duas zonas com sistema de controle de qualidade do ar multiativo (Clean Zone), função start/stop, espelhos retrovisores elétricos retráteis com desembaçador e memória, faróis de xênon com acendimento automático e controle direcional ativo, luzes sinalizadoras dianteiras de LED, piloto automático, freio de estacionamento elétrico e rodas de alumínio de 18” são alguns dos equipamentos de série. O sistema de entretenimento é igualmente completo, contando com display central com tela de 7″ e DVD player. O áudio de alta performance é reproduzido em 8 alto-falantes.

Além do amplo pacote de equipamentos, o XC60 prima pela segurança de seus ocupantes e oferece de série o City Safety, um sistema de assistência ao condutor para evitar ou reduzir colisões com o veículo da frente em velocidades reduzidas. Ao detectar a falta de reação do motorista a uma possível colisão, o sistema aciona imediatamente os freios até a parada total do veículo. O modelo é também equipado com seis airbags, controle avançado de estabilidade (ASC), controle dinâmico de estabilidade e tração (DSTC), monitoramento de pressão dos pneus e sistemas de proteção contra lesões na coluna cervical e de impactos laterais. O banco traseiro conta com Isofix para fixação de cadeiras infantis e assentos integrados para crianças.

 

O XC60 D5 se beneficia da tecnologia de última geração ao disponibilizar o Volvo On Call, um serviço de segurança, proteção e conveniência que oferece assistência 24h, auxílio de emergência e localização, em caso de roubo ou furto. O sistema dispõe de um aplicativo para smartphone e smartwatch que conecta o motorista a seu veículo. Entre os recursos, indicação da necessidade de manutenção de alguns itens e acesso a dados do computador de bordo.

O Volvo On Call está integrado ao sistema Sensus Connect, uma solução completa de entretenimento e conectividade, que oferece serviços de streaming de música, rádio e podcasts online, navegação e serviços, como a busca por pontos de interesse, postos de gasolina e estacionamento, entre outros.

O XC60 D5 é vendido na rede de concessionárias da marca no Brasil com os seguintes preços: R$ 219.950 na versão Kinetic e R$ 253.950 na Momentum.

 

Ficha técnica

Motor: Dianteiro, transversal, 5 cil. em linha, 16V, comando duplo, turbo, injeção direta de diesel
Cilindrada: 2.400 cm³
Potência: 220 cv a 4.000 rpm
Torque: 44,8 kgfm a 1.500 rpm
Câmbio: Automático de seis marchas, tração integral
Direção: Elétrica
Suspensão: Independente McPherson (diant.) e multilink (tras.)
Freios: Discos ventilados
Pneus: 235/60 R18
Comprimento: 4,64 metros
Largura: 1,89 m
Altura: 1,71 m
Entre-eixos: 2,77 m
Tanque: 70 litros
Caçamba: 495 litros (fabricante)
Peso: 1.903 kg

Números de teste

Aceleração
0 -100 km/h: 8,8 segundos
0 – 400 m: 16,4 segundos
0 – 1.000 m: 29,5 segundos
Velocidade a 1.000 m: 182,6 km/h
Velocidade real a 100 km/h: 100 km/h

Retomada
40-80 km/h (Drive): 4,2 segundos
60-100 km/h (D): 4,8 segundos
80-120 km/h (D): 5,6 segundos

Frenagem
100-0 km/h: 39,6 metros
80-0 km/h: 26,2 metros
60-0 km/h: 14,1 metros

Consumo
Urbano: 10,6 km/l
Rodoviário: 14,5 km/l
Média: 12,5 km/l
Autonomia em estrada: 875 km

Sobre Nilton Saciotti

Além disso, verifique

Chevrolet Cruze Sport6 2018 fica mais completo e competitivo

O Cruze Sport6 é o hatch médio de maior sucesso comercial do mercado brasileiro na …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code

*