terça-feira , 12 dezembro 2017
Início / Soltaram o Toro, a picape da Fiat.

Soltaram o Toro, a picape da Fiat.

Montadora mostra sua primeira picape média e tenta dar um “olé” na concorrência.

 

 

 

 

O Fiat Toro une qualidades de SUV, de picape e de automóvel chega em três versões com motores flexível ou diesel, com câmbio automático de 6 ou 9 marchas, ou ainda, manual de 6 marchas, e ainda, com trações 4×2 ou 4×4. Utiliza parte da plataforma do Jeep Renegade na dianteira, mas o restante de sua arquitetura é exclusiva. Assim como a Renault Duster Oroch, a picape da Fiat conta com estrutura monobloco – diferentemente da concepção de cabine separada da caçamba e montada sobre chassi das picapes médias convencionais. As suspensões (independentes nas quatro rodas) são mais reforçadas que as do Renegade para suportar a maior capacidade de carga (650 quilos nas versões 1.8 flex e de uma tonelada nas variantes 2.0 turbodiesel), quanto ao seu tamanho é maior que as picapes compactas e menor que as médias, com 4.915 mm de comprimento. Seu design diferenciado começa com os “olhos do touro” ― Split Lightning ― o grupo ótico dividido em dois conjuntos. Ele marca presença com seu olhar determinado e se torna a identidade frontal do modelo.

O grupo ótico superior traz as luzes de posição (iluminadas por LEDs) e de indicador de direção. Ele também pode contar com a luz DRL (Daytime Running Lamp), com iluminação a LEDs de alta intensidade, que garantem segurança mesmo durante o dia. Já o segundo grupo ótico é responsável pelas funções de iluminação de profundidade. Ele oferece ótima visibilidade em distância e em curvas e fica integrado à grade principal, que traz barras tridimensionais. O logo Fiat aparece parcialmente inserido no capô musculoso, completando a faixa cromada que dá continuidade e também sofisticação. Ainda na parte mais inferior da dianteira, os faróis auxiliares, totalmente integrados, compõem o design frontal do Fiat Toro. Na traseira, a inovação começou na tipologia da tampa. Dividida exatamente no centro, suas duas portas oferecem uma versatilidade de uso ainda não experimentada por clientes do segmento de picapes. A abertura lateral das portas permite ao usuário muito mais conforto e praticidade para carga e descarga. As lanternas traseiras com LEDs também inovam com o posicionamento horizontal, alargando e elevando visualmente o modelo.

A motorização 1.8 flex de 139 cv de potência e 19,4 kgfm de torque está disponível apenas com o câmbio automático de seis marchas e tração dianteira. Já o propulsor 2.0 turbodiesel de 170 cv e 35,7 kgfm é oferecido com uma caixa manual de seis velocidades e tração 4×2 ou 4×4. No caso da versão topo de gama Volcano, esse motor é associado a transmissão automática de nove marchas e tração nas quatro rodas. Seu ambiente interno amplo, requintado, envolvente e protetor. Detalhes internos ― como elementos em cromo acetinado, composições de cores e revestimento em couro nos volantes ­ ― trazem a combinação ideal entre força e o conforto do veículo.

Por dentro painel do Fiat Toro apresenta desenho moderno, que combina com as linhas ousadas da carroceria, assim como o quadro de instrumentos em TFT 7” colorido, que permite grande integração com o motorista; o volante multifuncional com borboletas para as trocas de marcha; e a Central Multimídia Uconnect Touch NAV 5”.  Os bancos inovadores e anatômicos trazem regulagem elétrica na dianteira. E com o amplo espaço interno, os passageiros nos bancos traseiros viajam muito confortáveis. Para completar, o porta-objetos no console é refrigerado, e as laterais do painel têm luzes noturnas ― mais uma forma de reforçar a sensação de exclusividade.

 

 

 

Toro Freedom 1.8 flex 4×2 automática 6 marchas – R$ 76.500

Toro Freedom Opening Edition 1.8 flex 4×2 automática 6 marchas – R$ 84.400 (série comemorativa limitada a mil unidades)

Toro Freedom 2.0 turbodiesel 4×2 manual 6 marchas – R$ 93.900

Toro Freedom 2.0 turbodiesel 4×4 manual 6 marchas – R$ 101.900

Toro Volcano 2.0 turbodiesel 4×4 automática 9 marchas – R$ 116.500

Toro Freedom 1.8 16V Flex AT6 4P

Essa versão de entrada vem com o motor 1.8 Flex, tração dianteira, já equipada com câmbio automático de 6 marchas.

Seu motor 1.8 E.torQ Evo Flex de 16V foi aperfeiçoado especialmente para o Fiat Toro, ganhando o VIS (Variable Intake System), tecnologia que permite variar o fluxo de ar dentro do coletor de admissão, trazendo mais torque em qualquer rotação. Com o VIS, o Toro também ganhou mais potência máxima, chegando a 135/139 cv a 5.750 rpm (gasolina/etanol), além  do aumento de torque: 18,8/19,3 kgfm a 3.750 rpm (gasolina/etanol). Essa tecnologia aliada ao variador de fase do comando de válvulas revela mais de 80% do torque máximo do motor logo abaixo dos 2.000 rpm, faixa de utilização na maioria dos grandes centros urbanos. Um motor extremamente econômico na categoria e com respostas rápidas na cidade.

Usando o câmbio automático de 6 marchas perfeitamente integrado ao motor, com gerenciamento eletrônico, a versão Freedom 1.8 16V garante boa performance com economia de combustível e baixa emissão de poluentes (nota A no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular – PBEV, do Inmetro).

Mesmo sendo a versão de entrada, o Toro Freedom 1.8 Flex já vem muito bem equipado de série com piloto automático com controlador de velocidade, computador de bordo (mostrando distância, consumo médio/instantâneo e autonomia) e quadro de instrumentos personalizável de 3,5 polegadas em TFT (com relógio digital, calendário e indicador de temperatura externa), ESC (controle eletrônico de estabilidade), Hill Holder (auxiliar de partida em subidas) e rádio Connect com comando no volante, este com regulagem de altura e profundidade.

 

Para o conforto, a versão Freedom traz também de série banco do motorista com regulagem de altura, abertura elétrica do bocal de abastecimento, ar-condicionado, direção elétrica, fixação Isofix para cadeira infantil, vidros e travas elétricas automáticas (fecham a 20 km/h), sensor de estacionamento traseiro e revestimento de caçamba, entre outros.

E ainda existem dezenas de opcionais, que vão de rodas de liga leve de 16”, side bags dianteiros, windows bags, knee bags, sensor de pressão dos pneus até o teto solar, passando por câmera de ré e estofamento parcialmente em couro.

Toro Opening Edition 1.8 16V Flex AT6 4P

Também com motor 1.8 Flex 16V e câmbio automático de 6 marchas, a série especial de lançamento do Fiat Toro, a Opening Edition, traz ainda mais equipamentos e um visual exclusivo. Além de tudo que já equipa a versão Freedom de entrada, ela conta ainda com rodas de liga leve de 16” com parafusos anti-furto, faróis de neblina, retrovisores elétricos rebatíveis com tilt down e luz de conforto, capota marítima na caçamba, ar-condicionado dual zone, câmera de ré, volante em couro com borboletas (paddle shifters) para troca manual das marchas e central multimídia Uconnect Touch NAV 5”. E tem mais: caracterizações exclusivas da versão, como revestimentos internos, protetor de soleira e emblemas alusivos a série especial.

Toro Freedom 2.0 16V Diesel 4×2 e 4×4

O Freedom também tem duas outras versões com o consagrado motor 2.0 Turbodiesel 16V da FCA. Tem potência máxima de 170 cv e mostra o excelente torque de 35,7 kgfm logo depois da marcha lenta, a apenas 1.750 rpm. Estas duas versões do Toro Freedom trazem sempre câmbio manual de 6 marchas e podem ter tração 4×2 ou 4×4.

 

Elas trazem todos os equipamentos da Freedom 1.8 Flex, mais alguns itens exclusivos. A versão Freedom 2.0 diesel com tração 4×2 vem ainda com Skid Plate integrado ao para-choque dianteiro, rodas de aço de 16” Super Spoke e protetor de cárter.

O Toro Freedom 2.0 diesel 4×4 ainda vem de fábrica com Hill Descent Control (controle automático em descidas íngremes no fora de estrada), retrovisores externos elétricos com memória (tilt down / rebatimento / luz de conforto) brake light, alarme e iluminação de caçamba.

Volcano, a versão topo da gama do Fiat Toro

Como topo da gama, o Fiat Toro tem a versão Volcano. Muito sofisticada e equipada, ela chega com as mesmas vantagens do motor 2.0 turbodiesel, com o sofisticado e eficiente câmbio automático de última geração de 9 marchas e com tração nas quatro rodas.

Muito bem equipado de série, o Toro Volcano conta com todos os equipamentos das versões anteriores, e traz ainda mais: ar-condicionado dual zone, rodas de liga leve de 17”, câmera de ré, central multimídia Uconnect Touch NAV de 5”, quadro de instrumentos com display em TFT de 7” colorido, faróis de neblina cornering (que acompanham as curvas), faróis principais com DRL (LEDs de segurança diurnos) e muitas outras tecnologias. Uma versão completíssima para consumidores exigentes.

Sobre Nilton Saciotti

Além disso, verifique

VÍDEO MOSTRA A EVOLUÇÃO DO FORD NEW FIESTA 2018

     Ford introduziu vários aprimoramentos na linha 2018 do New Fiesta e apresenta as …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code

*