domingo , 22 Abril 2018
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Nova geração do Toyota Camry chega ao mercado brasileiro por R$ 189.990,00

A Toyota anuncia a chegada do novo Camry ao mercado nacional no primeiro trimestre de 2018. Apresentada ao mundo pela primeira vez durante o último Salão de Detroit, a oitava geração do sedã ganhou uma personalidade com maior apelo emocional devido a um primoroso visual, marcado por linhas mais modernas, itens de série adicionais, motorização mais potente e uma nova transmissão.

A nova geração se destaca pelo design arrojado e esportivo, com faróis bi-LED e luzes diurnas em LED, grade frontal renovada, diferentes opções de cores externas e de acabamento interno e rodas de liga leve em 18’’. Na parte mecânica, o novo Camry aprimorou a potência e passa a oferecer 310 cv. Aliada à transmissão automática de oito velocidades, o conjunto entre motor e câmbio forma sintonia fina e contribui para uma excelente dinâmica de condução.

Construído sobre a Arquitetura Global da Toyota (TNGA), o novo Camry personifica os adjetivos que consagraram o sucesso do sedã nos mais de 100 mercados onde é vendido, com base nos pilares do DNA Toyota de Qualidade, Durabilidade e Confiabilidade. Pedidos do modelo já podem ser realizados nas 242 concessionárias Toyota de todo o Brasil.

História de Sucesso  

A oitava geração do Camry tem a importante missão de continuar surpreendendo seus clientes, além de conquistar novos consumidores que buscam alto nível de tecnologia embarcada, segurança, estilo e dinâmica de condução superior em um sedã. Veja abaixo os momentos marcantes na trajetória de sucesso do Camry pelo mundo:

Primeira geração (1982-1986): Vendido primeiramente apenas no mercado japonês, em 1982, o Camry foi o primeiro veículo produzido em massa da Toyota a equipar motor na posição transversal. No ano seguinte, deu-se início às primeiras exportações do modelo, o que culminou para o início da trajetória de sucesso do Camry pelo mundo.

Segunda geração (1986-1991): Vendas globais da Toyota obtiveram 20% de aumento no período. O Camry teve parcela fundamental por tamanho sucesso.

Terceira geração (1991-1996): Primeira geração a apresentar características estruturais personalizadas para mercados estrangeiros, marcada por um sistema de suspensão semiativo com uma lógica de amortecimento contínuo para condução suave em diversos terrenos. Essa foi a primeira geração do Camry a chegar ao Brasil, em 1992.

Quarta geração (1996-2001): Foi neste período que o Camry se consolidou como o sedã mais vendido de sua categoria em toda a América do Norte.

Quinta geração (2001-2006): Camry estreou uma nova edição Prestige para mercados asiáticos, incluindo  Austrália e Oriente Médio, distinguido por interior primoroso.

Sexta (2006-2011) e sétima gerações (2011-2017): Nos anos seguintes, seus atributos de sucesso permitiram que o Camry reafirmasse sua imagem de padrão acima da média em todos os mercados de atuação. Como um dos primeiros modelos verdadeiramente “globais” da Toyota, o sedã é hoje responsável por cerca de 20% das vendas da marca no mundo, com mais de 18 milhões de unidades vendidas até 2015.

Nova plataforma TNGA, espaço interno e dimensões

O Camry 2018 é o terceiro veículo da Toyota a ser desenvolvido sobre a plataforma TNGA (Toyota New Global Architecture ou Nova Arquitetura Global da Toyota, em tradução para o português), além de C-HR e Prius, este último também comercializado no Brasil.

Sobre esta plataforma, o novo Camry obteve aumento em sua rigidez torcional na ordem de 30% em relação ao modelo atual. Tamanho avanço possibilitou ganhos expressivos em estabilidade, controle direcional e, consequentemente, redução de ruídos e vibrações dentro da cabine.

O silêncio a bordo é fruto do revestimento reforçado para isolamento acústico no capô, assoalho e em pontos da estrutura do sedã, onde foi possível aumentar sua espessura. Dentro do capô, o Camry 2018 recebeu um novo suporte de motor de quatro pontos a fim de reduzir ainda mais o nível de vibração no habitáculo.

O uso de aço de alta resistência contribuiu para melhor absorção das forças de impacto em caso de colisão frontal e dispersa a energia da colisão para evitar a deformação da área dos ocupantes.

Resultado da incorporação da plataforma TNGA, ocupantes do banco traseiro do Camry podem desfrutar de excelente espaço interno. O sedã ficou 35 mm mais comprido, 15 mm mais largo e com entre eixos 50 mm maior. O modelo ainda moveu seu centro de gravidade para uma posição mais baixa, ficando 25 mm mais próximo do solo. A altura do banco do motorista, reduzida em 22 mm e recuada em 49 mm, e o capô rebaixado em 40 mm, também contribuíram para oferecer dinâmica de condução mais esportiva e emocionante.

Assim como a altura do capô, o painel também está em uma posição mais rebaixada, possibilitando uma ergonomia confortável com maior espaço para as pernas e ampla visibilidade. Em comparação com o modelo antigo, o console central é cerca de 30 mm mais largo e 40 mm mais alto.

Ao introduzir a linha Camry à sua nova plataforma global, a Toyota primou desenvolver um veículo capaz de atender a uma de suas principais premissas globais: produzir carros cada vez melhores e mais seguros, com qualidade superior e sob a chancela fun-to-drive. Para isso, alia um de seus principais pilares, o de “Melhoria Contínua”, às mais avançadas tecnologias automobilísticas da marca.

Design externo

O projeto da oitava geração do Camry traz uma nova proposta ao segmento de sedãs grandes. No design, o modelo combina aspectos emocionais de estilo com linhas mais agressivas, projetadas de forma a aprimorar o seu desempenho aerodinâmico.

O desenho frontal e da traseira foram pensados para transmitir senso de esportividade exclusivo para a categoria, enfatizando, ainda, estabilidade e exaltando sofisticação, fundindo praticidade e elegância.

A nova estrutura dos para-lamas, mais largos e expressivos, possui contornos ainda mais destacados. Passando à área frontal, a grade, de formato fino, parte dos faróis e abre-se como uma fenda até o centro, ampliando sua abertura para enfatizar o emblema Toyota.

Na parte inferior, a grade dianteira foi tracejada em formato trapezoidal. Ela se encaixa harmoniosamente até as laterais do para-choque, realçando a posição dos pneus e o aspecto ágil do novo Camry.

O capô mais baixo, a borda do para-choque e as barras horizontais de dentro da grade inferior expressam uma aparência mais larga ao modelo, o que deixou o sedã com ar mais esportivo e imponente.

As colunas do novo modelo possibilitam que suas linhas fluam em direção à parte traseira. A queda na linha do teto, a partir da coluna C para a parte traseira, complementa o desenho marcado da silhueta da cabine, sem prejudicar o espaço dos ocupantes do banco traseiro.

A aparência arrojada do novo Camry é ressaltada pelo escapamento duplo com ponteiras cromadas e pela inclusão de uma nova borda na parte inferior do para-choque, com uma barra horizontal.

O conjunto óptico também recebeu melhorias com luzes diurnas de LED e faróis bi-LED com lavadores e regulagem automática de altura. As lanternas traseiras também são em LED.

Melhor performance aerodinâmica

A nova estrutura do Camry aprimorou também sua eficiência aerodinâmica. O formato do capô rebaixado foi moldado para otimizar o fluxo de ar para a parte traseira do veículo, acompanhando a lógica de desenvolvimento de todo o desenho da cabine.

Com o centro de gravidade mais baixo, a silhueta do Camry mostra linhas mais definidas, sendo que vincos mais robustos foram criados na traseira e no capô do veículo, enquanto motor e layout dos assentos seguiram o posicionamento da nova estrutura. Toda a reestruturação resulta em excelente desempenho aerodinâmico para o sedã.

Uma barbatana estabilizadora aerodinâmica nas bordas dianteiras de cada janela melhora a passagem do ar pelas laterais. A guarnição nas bordas dianteiras das janelas, onde a coluna A e o vidro se encontram em seu ponto mais baixo, foram projetadas para minimizar as lacunas entre essas peças, também proporcionando um fluxo de ar mais suave.

O para-choque traseiro recebeu um tratamento em combinação com as lanternas a fim de melhorar o fluxo de ar na parte de trás do veículo, também resultando em melhor rendimento aerodinâmico.

Design interno

O interior do novo Camry foi projetado para redefinir e elevar a um patamar superior a percepção e experiência de conforto que um verdadeiro sedã oferece aos seus ocupantes, em um ambiente altamente elegante. A qualidade construtiva do modelo 2018 remete a um padrão verdadeiramente premium, encontrado somente em segmentos específicos de luxo.

O aumento considerável de distância entre os eixos possibilitou ganho real em espaço interno, evidenciado por texturas e acabamentos sofisticados com detalhes prateados e cromados, revestimentos de madeira em novo padrão Tiger Eye Stone e superfícies com material suave ao toque.

O painel de instrumentos do novo Camry possui iluminação em LED. A área une o sistema de áudio e controles de temperatura em uma disposição integrada, visando uma aparência mais limpa e unificada. Todos os botões, compostos por materiais sofisticados, foram redesenhados para melhorar a aparência e funcionalidade.

A região é contornada e dividida por linhas e curvaturas expressivas que conferem uma sensação de amplitude, conforto e sofisticação ao modelo, favorecendo uma operação totalmente intuitiva.

Os bancos da frente foram remodelados para oferecer mais ergonomia e conforto. O espaço para ombros está mais largo, enquanto o encosto possui formato similar ao encontrado em carros esportivos de alto desempenho, com molas reconfiguradas para causar menos estresse na parte inferior das costas dos ocupantes.

Motorização, desempenho, transmissão e suspensão  

O novo Carmy está mais potente e com melhores níveis de eficiência de combustível. Os engenheiros da Toyota equiparam a oitava geração com motorização V6 3.5L DOHC de 24 válvulas e com o novo sistema VVT-iW de temporização de válvula variável para admissão, projetado para garantir uma alta produção de torque em todas as velocidades, e VVT-i para o escape.

O sedã recebeu o avançado sistema de injeção direta D-4S, com ângulo dos injetores otimizado a fim de aumentar a pressão interna do combustível. Tal combinação confere ao sedã nova potência de 310 cv e torque de 37,7 kgf.m a 4.700 rpm.

O uso do ciclo Atkinson também possibilita melhora na economia de combustível sem sacrificar o desempenho ou a capacidade de inicialização do motor em diferentes temperaturas. De acordo com o INMETRO, o sedã apresenta dados de consumo de 8,3 Km/l na cidade e 11,5 Km/l na estrada.

Um novo tratamento de superfície foi aplicado às saias dos pistões, enquanto o método de usinagem para o furo do cilindro foi melhorado, contribuindo para menor fricção. Também foi obtida redução na resistência ao deslizamento dos componentes, devido à adição de uma bomba de óleo mais eficiente e à otimização da quantidade de óleo lubrificante entregue a cada parte.

A oitava geração do Camry recebeu ainda nova transmissão automática de oito velocidades com novo conversor de torque, capaz de oferecer uma gama mais ampla de bloqueio (quando comparado à transmissão automática de 6 velocidades) e uma sensação de direção mais direta.

Outras características dessa transmissão incluem nova lógica de controle para transições mais suaves e uma correspondência mais precisa do torque do motor.

Os sistemas de suspensão dianteiro do tipo MacPherson e traseiro do tipo Double Wishbone receberam adaptações que garantem estabilidade superior e maior confiança do motorista em curvas, além de oferecer qualidade de rodagem realmente premium por meio de maior absorção de imperfeições e vibrações durante a condução.

Ambos os sistemas de suspensão dianteira e traseira utilizam amortecedores recém-desenvolvidos, ajustados para fornecer o equilíbrio ideal entre força e amortecimento – para manipulação dinâmica e estabilidade – com conforto de condução exemplar.

Conforto e conveniência

A nova geração do Camry está repleta de itens que elevam a conveniência e conforto dos ocupantes a bordo.

O modelo recebeu um novo sistema multimídia com nova tela LCD de 8’’, compatível com funções de DVDplayer, CD-R/RW, MP3, WMA e AAC, rádio AM/FM, sistema de navegação GPS, câmera de ré, Bluetooth® e seis alto falantes. Entrada para conexão USB e Aux-in também estão disponíveis.

O volante multifuncional de três raios do novo Camry possui controles de áudio, telefone, velocidade de cruzeiro e computador de bordo, que teve seu design aprimorado e agora possui tela colorida de TFT de 7’’.

O Camry 2018 tem ainda indicador de direção ECO Driving, sistema Star/Stop para acionamento e desligamento do motor por meio de botão e Smart Entry com trava e destrava automática para portas dianteiras, traseiras e porta-malas – por aproximação da chave.

O sedã conta com ar condicionado de três zonas, um diferencial em seu segmento, com temperaturas e ajustes independentes para os bancos traseiros.  O sistema possui ainda a tecnologia S-Flow, capaz de identificar quais bancos estão ocupados e direcionar o fluxo de ar corretamente.

A coluna de direção possui opção de regulagem elétrica de altura e profundidade. O banco do motorista conta com ajuste elétrico para até oito posições de altura, lombar, distância e reclinação, enquanto o assento do passageiro dianteiro também pode ser ajustado eletricamente em até quatro posições para distância e reclinação do encosto.

Os passageiros dos bancos traseiros desfrutam de total conforto. O modelo possui um novo apoio central para braços, com superfície aumentada em aproximadamente 20%, equipado com novo painel de controle touchpara acesso e regulagem de ar condicionado, áudio, reclinação de encosto por meio de regulagem elétrica e acionamento das cortinas elétricas de privacidade traseira. Cortinas manuais para os vidros laterais traseiros também estão disponíveis.

O espelho retrovisor interno possui função antiofuscante e os externos são eletrorretráteis com indicação de direção em LED e sistema de aquecimento. O vidro traseiro possui função de desembaçador com temporizador.

Para maior comodidade, as portas dianteiras e traseiras possuem porta-copos e objetos, iluminação interna para porta-luvas e painel de instrumentos (em LED), porta-malas e cabine, além de luzes de leitura individual traseiras e dianteiras também em LED, equipadas com sistema Down Light.

Segurança

O fator segurança também foi aprimorado na oitava geração do Camry. O sedã ganhou freio de estacionamento com acionamento eletrônico (EPB), controle de assistência de arranque em subidas (HAC) e novos faróis de neblina dianteiros de LED com lâmpadas de direcionamento.

A nova geração do Camry é equipada com controle eletrônico de tração (TRC) e estabilidade (VSC); seteairbags, sendo dois frontais e dois laterais – para motorista e passageiro dianteiro, além de um de joelho para motorista e de cortina, sendo dois sistemas com duas bolsas cada.

Os cintos de segurança dianteiros e traseiros são de três pontos com sistema de retração de emergência, enquanto os traseiros também contam com pré-tensionador e limitador de força. A função de aviso de luz e sonoro para uso de cinto de segurança está habilitada aos passageiros dianteiros.

O modelo é equipado ainda com ISOFIX com ancoragem de dois pontos nos bancos traseiros para fixação de cadeira infantil, limpador de para-brisa intermitente com sensor de chuva e aviso sonoro para faróis acesos, além de sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.

Sobre Nilton Saciotti

Nilton Saciotti é publicitário e jornalista (MTB – 04871) passou por agências PA Publicidade (Grupo Pão de Açúcar), Master Comunicação e Arvore Sul. Em 1996 especializou no jornalismo automotivo com programas de TV nas afiliadas do SBT, Record e Rede Mercosul no Paraná e em 2017 completou 850 páginas publicadas sobre carros durante 15 anos no Jornal Bem Paraná (Ex Jornal do Estado) em Curitiba.

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