domingo , 19 agosto 2018
Início / CAPA / Ford Ka FreeStyle um compacto metido a SUV.

Ford Ka FreeStyle um compacto metido a SUV.

A Ford revela a versão final do novo utilitário compacto da marca, o Ka FreeStyle, que chega ao mercado no segundo semestre. O modelo faz parte de uma nova categoria de veículos, incorporando atributos típicos de um utilitário, como robustez e altura elevada do solo, com uma proposta diferenciada de estilo, desempenho, segurança e conectividade.

Embora compartilhe a plataforma e várias características responsáveis pelo sucesso da linha, o Ka FreeStyle tem uma identidade própria e grandes novidades. Traz o motor mais potente do segmento, o 1.5 Ti-VCT de três cilindros com 136 cv, nova transmissão automática de seis velocidades com opção de trocas manuais na alavanca e central multimídia SYNC 3 com tela capacitiva flutuante de 6,5 polegadas.

Conta também com carroceria e suspensão reforçadas e é o primeiro da categoria a oferecer seis airbags. Vem equipado ainda com controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, rack de teto funcional, rodas de liga leve de 15 polegadas e interior exclusivo com bancos parcialmente em couro. A versão manual chega com o preço de R$63.490. Com a transmissão automática, disponível pela primeira vez na linha, sai por R$67.990.

Como oferta especial de lançamento, a Ford vai financiar o Ka FreeStyle automático com taxa zero em 24 meses e quem comprar o modelo na pré-venda vai ganhar as três primeiras revisões de graça, além de um bônus de R$2.000 na valorização do carro usado na troca.

Estilo esportivo e refinado

O Novo Ka, de cuja plataforma deriva o Ka FreeStyle, é um carro global que será vendido em 125 países, na América do Sul, Ásia e Europa. O Ka FreeStyle, que na Europa levará o nome Active, foi desenvolvido pela engenharia brasileira em parceria com a Ásia, com foco nos consumidores que buscam um veículo com posição mais alta de dirigir, robusto, resistente, com melhor visibilidade, potente, seguro, aventureiro, espaçoso, confiável e dinâmico.

Ka FreeStyle chama a atenção pelo estilo esportivo e bem acabado, alinhado ao DNA global de design da marca. A dianteira tem grade em formato colmeia pintada em cinza perolizado, faróis com máscara negra e moldura cromada. O para-choque traz um elemento gráfico em formato de C nas laterais, com os faróis de neblina do tipo canhão integrados. Uma moldura preta em torno da carroceria realça a sua posição elevada. Os retrovisores trazem piscas integrados e o rack de teto com design aerodinâmico suporta até 50 kg para transportar equipamentos. As rodas são de liga leve de 15 polegadas, com pintura cinza perolizada.

A fluidez das linhas não fica só na aparência: o desenvolvimento feito com testes em túnel de vento reduziu o coeficiente de arrasto aerodinâmico da carroceria para 0,33 Cx. Além da cor de lançamento marrom Trancoso perolizada, o Ka FreeStyle é disponível em outras cinco tonalidades: a sólida branco Ártico, as perolizadas preto Bristol, cinza Copenhagen e cinza Moscou e a metálica prata Dublin.

O interior também traz uma combinação exclusiva de cores, com teto preto e marrom escuro aplicado no painel, moldura do console e frisos das portas. Os bancos são revestidos em couro e tecido, com duas faixas em tom mais claro no centro e pespontos do mesmo tom. A central multimídia com tela de 6,5 polegadas tem acabamento em preto perolizado que não deixa marcas das mãos. O console incorpora duas entradas USB iluminadas de carregamento rápido e bandeja para celular.

As soleiras exibem apliques escovados com o nome FreeStyle. Os tapetes de borracha da cabine e do porta-malas são igualmente personalizados e têm um formato que facilita a limpeza.

Novo motor e câmbio automático

O Ka FreeStyle tem o melhor desempenho da categoria, com o novo motor 1.5 Ti-VCT Flex de três cilindros da família global Ford, com potência de 136 cv, também usado no EcoSport. A apenas 1.500 rpm ele já fornece 85% do torque máximo, de 158 Nm. É o motor com a maior potência e torque específicos do segmento – 90 cv/l e 105 Nm/l – e também tem baixo consumo.

Além de baixo peso e volume, suas inovações incluem quatro válvulas por cilindro com controle independente na admissão e escape, coletor de escape integrado ao cabeçote, bomba de óleo com controle variável de pressão e sistema de partida a frio Ford Easy Start, sem tanque auxiliar de gasolina.

A nova transmissão automática de seis velocidades (6F15), com conversor de torque integrado, tem funcionamento suave e silencioso, com a opção de trocas manuais na alavanca. Seu sistema eletrônico avançado de controle hidráulico conta com sete solenóides. A transmissão manual MX65 também é nova, com vários avanços para oferecer precisão, economia e baixo nível de ruído, incluindo peso reduzido e primeira, segunda e terceira marchas com dupla sincronização.

O Ka FreeStyle também é o carro mais silencioso da categoria. Seu pacote acústico inclui reforços estruturais na carroceria, para-brisa acústico e nova calibração das buchas da suspensão para redução dos ruídos de rodagem.

Estrutura reforçada

A configuração de engenharia exclusiva reforça o caráter de utilitário do Ka FreeStyle. Além de maior altura livre do solo, de 188 mm, tem bitola ampliada em 30 mm que favorece a estabilidade. Conta também com eixo traseiro 30% mais rígido e barra estabilizadora de diâmetro maior (23 mm).

A suspensão com amortecedores e molas recalibrados e os pneus maiores, medida 185/60 R15, contribuem para a robustez e o comportamento suave em superfícies ásperas. A direção elétrica também tem uma calibração única, com maior progressividade de acordo com a velocidade e sistemas inteligentes que compensam vibrações e variações causadas pela inclinação da pista, vento e suspensão. Os coxins do motor possuem amortecimento hidráulico.

O modelo vem equipado com controle eletrônico de estabilidade e tração e um sistema de proteção anticapotamento (ARP – Active Rollover Protection) com sensor de deriva, que estima a rolagem da carroceria em função da aceleração lateral e, se necessário, aciona os freios individualmente e reduz a potência do motor para garantir o controle.

A estrutura da carroceria do Ka FreeStyle é reforçada com a aplicação de aços especiais e reforços adicionais nos pilares, no teto e no assoalho. Algumas peças tiveram sua espessura ampliada em até 1,2 mm. Também é o único da categoria com seis airbags – frontais, laterais e de cortina.

Assistente de partida em rampa, câmera de ré, sensor de estacionamento, setas nos retrovisores, alarme volumétrico e ganchos Isofix para cadeiras infantis são outros itens de segurança.

Nova geração de conectividade

O Ka FreeStyle vem com SYNC 3, a central multimídia de última geração da Ford, com tela flutuante sensível ao toque de 6,5 polegadas e recursos avançados de conectividade. Ela é compatível com Android Auto, Apple CarPlay e dá acesso a vários aplicativos. Entre outras funções, é o único que permite a sincronização do Waze com aparelhos iPhone, além de Android, pela interface SYNC AppLink. Tem interface gráfica de alta velocidade, sistema de reconhecimento de voz aprimorado, atualização via USB e duas portas USB no painel para carga rápida de celulares.

“A versão FreeStyle é mais um marco na história de sucesso do Ka, que é um dos líderes do mercado e já vendeu 440.000 unidades da nova geração global no Brasil”, comenta Mauricio Greco. “Hoje, só 5% dos hatches compactos oferecem as características de utilitário desejadas pelos consumidores. Acreditamos que, com uma oferta adequada, esses modelos podem chegar a 22% das vendas do segmento.”

 

Sobre Nilton Saciotti

Nilton Saciotti é publicitário e jornalista (MTB – 04871) passou por agências PA Publicidade (Grupo Pão de Açúcar), Master Comunicação e Arvore Sul. Em 1996 especializou no jornalismo automotivo com programas de TV nas afiliadas do SBT, Record e Rede Mercosul no Paraná e em 2017 completou 850 páginas publicadas sobre carros durante 15 anos no Jornal Bem Paraná (Ex Jornal do Estado) em Curitiba.

Além disso, verifique

Nova geração do Porsche Cayenne chega ao Brasil

   A Porsche Brasil apresenta, entre os dias 14 e 15 de agosto, a terceira …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code

*